Quais os perigos das enchentes para a saúde dos pets?
O DESAM – DESENVOLVIMENTO DE ASSISTÊNCIA MÚLTIPLA, podendo ser chamado simplesmente de DESAM é sucessor do CENTRO DE REABILITAÇÃO E INTEGRAÇÃO SOCIAL – CRISEC, fundado em 23 de Maio de 1998, com sede e foro na cidade de Vassouras, Estado do Rio de Janeiro.
- adm@desam.com.br
- (24) 2263-2473
- Seg a Sex 9:00 às 17:00
- CNPJ: 02.711.774/0001-56
Quais os perigos das enchentes para a saúde dos pets?


As enchentes não são perigosas só para os seres humanos, não! Os animais domésticos, principalmente os cães e gatos, também correm sérios perigos de contrair zoonoses, em enchentes nas localidades com problemas de escoamento de água e deficiência de saneamento.
A mais comum é a leptospirose, doença bacteriana infecciosa transmitida pela urina do rato. E também a toxoplasmose, que é uma infecção parasitária encontrada em fezes de gato e em alimentos contaminados.
“Evitem que seus pets saiam nas ruas logo após chuvas fortes e enchentes, para não ter contato com água contaminada. Não teve como evitar? Então faça uma higienização, urgente”. Alerta Paulo Daniel Leal, diretor técnico do Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz.
O tratamento mais indicado no diagnóstico de leptospirose, dependendo da manifestação clínica, é o uso de antibióticos. “Quanto mais precocemente diagnosticada, mais eficaz será o tratamento. Lembrem-se que esses pacientes são bem sensíveis e não falam. O correto é procurar uma unidade de saúde especializada, para um diagnóstico correto”. Recomendou o diretor.

