CNPJ: 02.711.774/0001-56​

“Projeto ‘Buzão do Bem’ “Grupo de mulheres e idosas discute valorização da pessoa idosa em evento promovido pelo ‘Buzão do Bem'”

Sobre a DESAM

O DESAM – DESENVOLVIMENTO DE ASSISTÊNCIA MÚLTIPLA, podendo ser chamado simplesmente de DESAM é sucessor do CENTRO DE REABILITAÇÃO E INTEGRAÇÃO SOCIAL – CRISEC, fundado em 23 de Maio de 1998, com sede e foro na cidade de Vassouras, Estado do Rio de Janeiro.

Notícias Recentes
Informações

“Projeto ‘Buzão do Bem’ “Grupo de mulheres e idosas discute valorização da pessoa idosa em evento promovido pelo ‘Buzão do Bem'”

No dia 25 de março de 2024, a Equipe do “Buzão do Bem” desenvolveu as atividades de atendimento socioassistencial com o grupo de mulheres e idosas assistidas no Projeto “Buzão do Bem”, em parceria com a Organização Religiosa Igreja Santa Rita (Mitra Diocesana), situada na Praça Avelino Gomes n° 25, no Bairro Madruga, Vassouras. O representante legal é o Padre Jose Antonio da Silva.

As atividades começaram às 14h30 com o tema central “A IMPORTÂNCIA SOBRE A VALORIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA”. O objetivo do atendimento em grupo da equipe do Busão do bem às mulheres e idosas foi destacar que a valorização da pessoa idosa não só é uma questão de justiça e respeito pelos direitos humanos, mas também é crucial para construir uma sociedade inclusiva, solidária e sustentável, na qual pessoas de todas as idades possam prosperar e contribuir plenamente.. Foram trabalhados vários pontos de muita relevancia ao tema, dos quais, são eles:

Respeito pelos Direitos Humanos: As pessoas idosas têm os mesmos direitos humanos fundamentais que todas as outras faixas etárias. Isso inclui direito à dignidade, liberdade, igualdade e não discriminação. Valorizar os idosos é garantir que esses direitos sejam respeitados.

Experiência e Sabedoria: As pessoas idosas possuem uma riqueza de experiência e sabedoria acumulada ao longo de suas vidas. Seus conhecimentos e histórias podem ser inestimáveis ​​para as gerações mais jovens, ajudando-as a aprender com o passado e a tomar decisões informadas para o futuro.

Contribuição para a Sociedade: Muitas pessoas idosas continuam a contribuir significativamente para a sociedade por meio de trabalho voluntário, cuidando de membros da família, transmitindo habilidades e conhecimentos, e até mesmo continuando a trabalhar em empregos remunerados. Reconhecer e valorizar essas contribuições é fundamental.

Proteção contra a Discriminação e o Abuso: A valorização da pessoa idosa também implica em protegê-la contra a discriminação, o abuso e a negligência. Isso envolve garantir que tenham acesso a serviços de saúde adequados, proteção legal e apoio social para uma vida digna e segura.

Promoção da Saúde Mental e Bem-Estar: O respeito e o apoio à pessoa idosa têm um impacto positivo em sua saúde mental e bem-estar emocional. Sentir-se valorizado e integrado na comunidade pode ajudar a combater o isolamento social e a solidão, promovendo uma melhor qualidade de vida.

Envelhecimento Ativo e Saudável: Valorizar os idosos também significa promover um envelhecimento ativo e saudável, incentivando a participação em atividades físicas, culturais, educacionais e sociais que promovam o bem-estar físico e mental.

No atendimento em grupo, estiveram presentes 6 participantes entre mulheres e idosas. No final, a equipe do DESAM como forma de apoio distribuiu materiais essenciais para a confecção de enxovais para os futuros bebês do “Projeto Ensinar”. Este projeto, do qual as participantes fazem parte como costureiras, tem como objetivo atender gestantes em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social. As atividades foram encerradas com a assinatura da lista de presença. 

Rolar para cima