Atendimento Socioassistencial: Idosos Refletem Sobre a Importância da Amamentação
O DESAM – DESENVOLVIMENTO DE ASSISTÊNCIA MÚLTIPLA, podendo ser chamado simplesmente de DESAM é sucessor do CENTRO DE REABILITAÇÃO E INTEGRAÇÃO SOCIAL – CRISEC, fundado em 23 de Maio de 1998, com sede e foro na cidade de Vassouras, Estado do Rio de Janeiro.
- adm@desam.com.br
- (24) 2263-2473
- Seg a Sex 9:00 às 17:00
- CNPJ: 02.711.774/0001-56
Atendimento Socioassistencial: Idosos Refletem Sobre a Importância da Amamentação
No dia 08 de agosto de 2023, a Equipe do “Buzão do Bem” iniciou as atividades de atendimento socioassistencial com o grupo de idosos que serão assistidos no Projeto “Buzão do Bem”, em parceria com a Organização Religiosa Mitra Diocesana, situada na Praça Avelino Gomes nº 25, no Bairro Madruga, Vassouras. O representante legal é o Padre Jose Antonio da Silva.
As atividades começaram às 14h00 com a participação da Enfermeira Lia Cristine de S. Furtado, representante do SUS. O tema abordado foi “Agosto Dourado: A Importância da Amamentação e seus Benefícios para a Saúde e Desenvolvimento Infantil”. O mês de agosto é dedicado à campanha de conscientização em todo o mundo, com foco na promoção da amamentação e na conscientização sobre seus benefícios para a saúde e o desenvolvimento infantil. O “Agosto Dourado” é simbolizado pela cor dourada, que representa o padrão ouro de nutrição para bebês.
O objetivo desse atendimento em grupo realizado pelo DESAM é sensibilizar e motivar a reflexão dos idosos assistidos sobre temas relevantes para a sociedade. Embora a amamentação seja diretamente relacionada à saúde infantil, a conscientização sobre esse tópico pode contribuir para a promoção da saúde e do bem-estar em geral, incluindo os idosos, ao fomentar a educação sobre nutrição, saúde e a importância de criar famílias saudáveis.
Ao término da apresentação do tema, foi oferecido espaço para as participantes fazerem perguntas e discutirem o assunto com a enfermeira e o assistente social do projeto. No final, a equipe do DESAM distribuiu materiais essenciais para a confecção de enxovais para os futuros bebês do “Projeto Ensinar”. Este projeto, do qual as participantes fazem parte como costureiras, tem como objetivo atender gestantes em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social.
No atendimento em grupo, nove mulheres estiveram presentes. As atividades foram encerradas com a assinatura da lista de presença.