CNPJ: 02.711.774/0001-56​

Dia do Cão: uma celebração de amor à companhia

Sobre a DESAM

O DESAM – DESENVOLVIMENTO DE ASSISTÊNCIA MÚLTIPLA, podendo ser chamado simplesmente de DESAM é sucessor do CENTRO DE REABILITAÇÃO E INTEGRAÇÃO SOCIAL – CRISEC, fundado em 23 de Maio de 1998, com sede e foro na cidade de Vassouras, Estado do Rio de Janeiro.

Notícias Recentes
Informações

Dia do Cão: uma celebração de amor à companhia

Neste 26 de agosto, é celebrado o Dia do Cão, uma data que vai muito além de homenagens simbólicas. O Dia Internacional do Cão, foi criada nos Estados Unidos, em 2004, pela ativista norte-americana Colleen Paige, comportamentalista e defensora dos animais, com o objetivo de conscientizar sobre o bem-estar animal, e rapidamente se espalhou pelo mundo, inclusive no Brasil, onde é celebrada com carinho por tutores e amantes dos cães. A data chama atenção para a importância da adoção responsável, cuidados com a saúde e combate aos maus-tratos. É um momento de reconhecer a importância que os cães têm na vida das pessoas e reforçar os cuidados necessários para garantir bem-estar a esses animais que são, muitas vezes, considerados verdadeiros membros da família e até exemplo de amor sincero.

Diversos estudos já comprovaram que a presença de um cão na vida de um ser humano é capaz de transformar rotinas e emoções. Eles oferecem companhia, aliviam a solidão, ajudam no combate ao estresse e até colaboram para a saúde física, já que estimulam seus tutores a manterem hábitos mais ativos. O vínculo criado entre cães e humanos é único, marcado por lealdade, amor incondicional e cumplicidade.

Além dos benefícios emocionais, os cães também exercem papéis fundamentais na sociedade, atuando como cães-guia, cães de resgate, de terapia e até mesmo em trabalhos de segurança. Seja na rotina doméstica ou em funções essenciais, a presença deles reforça a ideia de que o cão é, de fato, o “melhor amigo do homem”.

O Dia do Cão é, portanto, um momento de reflexão sobre a importância dessa relação de afeto e companheirismo. Também é uma oportunidade para lembrar que o amor deve vir acompanhado de responsabilidade: oferecer alimentação adequada, cuidados veterinários, espaço para atividades e, sobretudo, respeito e carinho.

Celebrar essa data é reconhecer que, ao cuidar bem de um cão, o ser humano retribui em parte o imenso amor e lealdade que recebe diariamente.”

Rolar para cima