CNPJ: 02.711.774/0001-56​

Equipe do Buzão do Bem Encoraja Interatividade e Inclusão em Atendimento na Pestalozzi

Sobre a DESAM

O DESAM – DESENVOLVIMENTO DE ASSISTÊNCIA MÚLTIPLA, podendo ser chamado simplesmente de DESAM é sucessor do CENTRO DE REABILITAÇÃO E INTEGRAÇÃO SOCIAL – CRISEC, fundado em 23 de Maio de 1998, com sede e foro na cidade de Vassouras, Estado do Rio de Janeiro.

Notícias Recentes
Informações

Equipe do Buzão do Bem Encoraja Interatividade e Inclusão em Atendimento na Pestalozzi

No dia 12 de setembro de 2023, a Equipe do Buzão do Bem desempenhou atividades em parceria com a Associação Pestalozzi de Vassouras, localizada na Rua Otavio Gomes, número 280, Centro – Vassouras/RJ. Durante o encontro, foram ofertados aos assistidos (alunos do período da manhã) atendimento socioassistencial em grupo/dinâmicas. Fomos recebidos pela responsável legal da instituição Claudia Barros Silva de Paula

A jornada teve início pontualmente às 14h00, com a realização da dinâmica em grupo intitulada “Caixa de Perguntas Inclusivas“ O objetivo desta dinâmica foi promover a aprendizagem, a interação e a inclusão dos alunos da Pestalozzi, proporcionando a oportunidade de responder a perguntas com o apoio de seus amigos e se sentirem incluídas em grupos e consequentemente, na sociedade.

Desenvolvimento da Dinâmica:

Preparação das Perguntas:

Foram preparadas uma variedade de perguntas abrangendo diferentes áreas de conhecimento e níveis de dificuldade, as quais foram colocadas em uma caixa.

Apresentação das Regras:

No início da dinâmica, o facilitador explicou as regras do jogo: a caixa de perguntas passaria de mão em mão ao som da música, e quando a música parasse, a pessoa que estivesse com ela escolheria uma pergunta da caixa. Durante esse processo, os amigos eram incentivados a oferecer ajuda e dicas de maneira colaborativa.

Rodízio de Respostas com Música:

Os alunos participaram individualmente, passando a caixa de perguntas de mão em mão enquanto a música tocava. Quando a música parava, a pessoa com a caixa escolhia uma pergunta. Cada aluno teve um tempo determinado para pensar e responder à pergunta. Durante esse período, amigos foram incentivados a oferecer ajuda e dicas de maneira colaborativa.

Feedback e Aprendizado Coletivo:

Após cada resposta, houve uma discussão coletiva sobre a pergunta, independentemente de a resposta estar correta ou não. Isso permitiu que os alunos compartilhassem conhecimentos e experiências, promovendo o aprendizado mútuo.

Discussão Final:

No final da dinâmica, houve uma discussão em grupo sobre as perguntas e respostas. Os alunos compartilharam o que aprenderam e como se sentiram apoiados pelos amigos ao longo da atividade.

Resultados e Observações:

Os alunos demonstraram entusiasmo e engajamento durante toda a dinâmica.

A abordagem inclusiva permitiu que todos os alunos participassem ativamente, independentemente de suas habilidades individuais.

A colaboração entre os amigos foi incentivada, promovendo um ambiente de apoio e aprendizado mútuo.

A discussão final destacou o valor da diversidade de conhecimento e experiências entre os alunos.

Conclusão:

A dinâmica “Caixa de Perguntas Inclusivas” foi bem-sucedida em alcançar seus objetivos de promover a inclusão, a aprendizagem e a interação entre os alunos da Pestalozzi. Ao oferecer uma oportunidade para que cada aluno participasse individualmente, com o apoio de seus amigos, a dinâmica reforçou a importância da colaboração e da valorização das habilidades únicas de cada pessoa.

O atendimento contou com 5 homens e 3 mulheres.

Rolar para cima