Equipe do DESAM Promove Conscientização sobre os Direitos das Pessoas Idosas
O DESAM – DESENVOLVIMENTO DE ASSISTÊNCIA MÚLTIPLA, podendo ser chamado simplesmente de DESAM é sucessor do CENTRO DE REABILITAÇÃO E INTEGRAÇÃO SOCIAL – CRISEC, fundado em 23 de Maio de 1998, com sede e foro na cidade de Vassouras, Estado do Rio de Janeiro.
- adm@desam.com.br
- (24) 2263-2473
- Seg a Sex 9:00 às 17:00
- CNPJ: 02.711.774/0001-56
Equipe do DESAM Promove Conscientização sobre os Direitos das Pessoas Idosas
No dia 25 de setembro de 2023, a Equipe do “Buzão do Bem” desenvolveu as atividades de atendimento socioassistencial com o grupo de idosas assistidas no Projeto “Buzão do Bem”, em parceria com a Organização Religiosa Mitra Diocesana, situada na Praça Avelino Gomes nº 25, no Bairro Madruga, Vassouras. O representante legal é o Padre Jose Antonio da Silva.
As atividades começaram às 14h00 com o tema central “Direitos Humanos das Pessoas Idosas”. Os direitos humanos da pessoa idosa são de extrema importância para garantir o respeito, dignidade e qualidade de vida dessa parcela da população. Esses direitos são fundamentais para assegurar que os idosos desfrutem de uma vida plena, com igualdade de oportunidades e proteção contra discriminação e abusos. Aqui estão alguns direitos debatidos e razões para a importância desses direitos:
Dignidade e Respeito: Os direitos humanos da pessoa idosa buscam assegurar que os idosos sejam tratados com dignidade e respeito, independentemente de sua idade. Isso inclui o direito de viver sem discriminação, abuso, negligência ou violência.
Qualidade de Vida: Os idosos têm o direito a uma boa qualidade de vida, incluindo acesso a cuidados de saúde adequados, moradia digna, alimentação adequada e oportunidades de participação social e cultural.
Autonomia e Participação: Os direitos humanos da pessoa idosa incluem a promoção da autonomia, permitindo que os idosos tomem decisões sobre suas vidas e participem ativamente na sociedade, quando desejarem.
Proteção contra a Exploração: Esses direitos também visam proteger os idosos contra a exploração financeira e o abuso, especialmente quando estão em situações de vulnerabilidade.
Combate à Discriminação: Os idosos não devem ser discriminados com base na idade, gênero, raça, orientação sexual ou qualquer outra característica pessoal. Os direitos humanos da pessoa idosa promovem a igualdade e a não discriminação.
O atendimento em grupo realizado pela equipe do DESAM com o tema “Direitos Humanos das Pessoas Idosas” teve como objetivo esclarecer os direitos das pessoas idosas. Esse esforço é fundamental para promover o respeito aos direitos humanos, fomentar a inclusão social e melhorar a qualidade de vida da população idosa. Além disso, busca capacitar os idosos a fazer valer seus direitos de maneira mais eficaz.
Ao término da apresentação do tema, foi oferecido espaço para as participantes fazerem perguntas e discutirem o assunto com o assistente social do projeto. No final, a equipe do DESAM como forma de apoio distribuiu materiais essenciais para a confecção de enxovais para os futuros bebês do “Projeto Ensinar”. Este projeto, do qual as participantes fazem parte como costureiras, tem como objetivo atender gestantes em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social.
No atendimento em grupo, 5 mulheres estiveram presentes. As atividades foram encerradas com a assinatura da lista de presença.