Julho Amarelo em destaque: Equipe do Buzão do Bem promove atendimento socioassistencial de conscientização e prevenção às hepatites virais em parceria com a CERV
O DESAM – DESENVOLVIMENTO DE ASSISTÊNCIA MÚLTIPLA, podendo ser chamado simplesmente de DESAM é sucessor do CENTRO DE REABILITAÇÃO E INTEGRAÇÃO SOCIAL – CRISEC, fundado em 23 de Maio de 1998, com sede e foro na cidade de Vassouras, Estado do Rio de Janeiro.
- adm@desam.com.br
- (24) 2263-2473
- Seg a Sex 9:00 às 17:00
- CNPJ: 02.711.774/0001-56
Julho Amarelo em destaque: Equipe do Buzão do Bem promove atendimento socioassistencial de conscientização e prevenção às hepatites virais em parceria com a CERV
No dia 19 de julho de 2023, a Equipe do Buzão do Bem realizou atividades de atendimento socioassistencial, tanto individual quanto em grupo, com os assistidos do Projeto “Buzão do Bem” do DESAM. A ação ocorreu em parceria com a Organização Religiosa CERV, localizada na Rua Francisco Gilson nº 06, no Bairro de Barão de Vassouras, sob a responsabilidade e coordenação da Pastora Roxane Marques Maia Celestino.
As atividades tiveram início às 14h30, com a participação da enfermeira Marlete, representante da saúde (SUS), que abordou o tema “Conscientização e Prevenção das Hepatites Virais”. A escolha desse tema foi em referência à Campanha “Julho Amarelo”, dedicada à luta contra as hepatites virais. Essa campanha tem como objetivo combater especialmente a hepatite C, disseminando informações sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dessa doença.
As hepatites virais compreendem um grupo de doenças que afetam o fígado e são causadas por diferentes tipos de vírus, tais como hepatite A, B, C, D e E. Entre esses tipos, a hepatite C é especialmente preocupante, pois pode ser assintomática durante muitos anos e, se não tratada, pode levar a complicações graves, como cirrose hepática e câncer de fígado.
Durante o atendimento em grupo, os profissionais do DESAM buscaram aumentar a conscientização dos assistidos sobre as hepatites virais, oferecendo esclarecimentos e incentivando a realização de exames através de testes rápidos e gratuitos para diagnóstico, bem como fornecendo informações sobre formas de prevenção, como o uso de preservativos durante a relação sexual, a não compartilhar seringas e agulhas, e a ter cuidados com a higiene e manipulação de alimentos.
Ao término da apresentação do tema, foi reservado um espaço para os participantes fazerem perguntas e discutirem o assunto. Além disso, o assistente social do projeto prestou atendimentos individualizados aos membros da comunidade, fornecendo esclarecimentos e orientações socioassistenciais.
No atendimento em grupo, estiveram presentes o total de 11 mulheres e 32 homens. As atividades foram encerradas com a assinatura da lista de presença.