O Rio de Janeiro tem 30 denúncias de maus tratos de animais por dia
O DESAM – DESENVOLVIMENTO DE ASSISTÊNCIA MÚLTIPLA, podendo ser chamado simplesmente de DESAM é sucessor do CENTRO DE REABILITAÇÃO E INTEGRAÇÃO SOCIAL – CRISEC, fundado em 23 de Maio de 1998, com sede e foro na cidade de Vassouras, Estado do Rio de Janeiro.
- adm@desam.com.br
- (24) 2263-2473
- Seg a Sex 9:00 às 17:00
- CNPJ: 02.711.774/0001-56
O Rio de Janeiro tem 30 denúncias de maus tratos de animais por dia
O abandono de animais é crime previsto na Lei 9.605, de 1998, e 14.064, de 2020, preveem ainda que praticar ato de abuso, maus-tratos, ou mutilação de animais silvestres, domésticos ou domesticados podem dar de 2 a 5 anos de prisão e multas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são abandonados por ano cerca de 30 milhões de animais nas ruas do Brasil, dos quais 10 milhões são gatos e 20 milhões, cães.
Durante a pandemia de Covid 19, ocorreu um aumento considerável de abandono de pets. Outro dado significativo, é o aumento de 50% de abandono durante o período de férias e nas datas festivas de final de ano.
Alguns motivos para o abandono de cães são listados, como problemas de comportamento; mudanças nas regras de conduta social nas residências dos tutores ou mesmo a mudança de endereço; o estilo de vida do proprietário do cão; diferença entre a expectativa ao adquirir o pet e a realidade de cuidados necessários; viagem ou falecimento dos tutores.
O diretor técnico “da Desam” do Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz, Dr. Paulo Daniel Leal fala sobre como a unidade procede: “Os cães que são trazidos pelos órgãos públicos, como o Corpo de Bombeiros, são os de comportamento extremamente agressivo ou acidentados. Recentemente, recebemos uma senhora que trouxe um cão que encontrou na rua para atendimento médico. É importante lembrar que o CCZ não é um abrigo, todo atendimento é feito mediante um responsável, pois necessita preencher dados, e a unidade faz a microchipagem de todos os cães e gatos”.