CNPJ: 02.711.774/0001-56​

Quarenta cães com suspeita de intoxicação por envenenamento, na zona oeste do Rio

Sobre a DESAM

O DESAM – DESENVOLVIMENTO DE ASSISTÊNCIA MÚLTIPLA, podendo ser chamado simplesmente de DESAM é sucessor do CENTRO DE REABILITAÇÃO E INTEGRAÇÃO SOCIAL – CRISEC, fundado em 23 de Maio de 1998, com sede e foro na cidade de Vassouras, Estado do Rio de Janeiro.

Notícias Recentes
Informações

Quarenta cães com suspeita de intoxicação por envenenamento, na zona oeste do Rio

Dos quarenta cães, seis chegaram a óbito. A suspeita de envenenamento aumentou, porque as vítimas têm como tutores moradores do Jardim oceânico e redondezas, na Barra da Tijuca. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente está investigando os casos. A prefeitura do Rio mobilizou equipes da Limpeza Urbana (Comlurb) para lavar calçadas, canteiros e bueiros da região.

Até dois cães do ator Cauã Reymond, que mora na Estrada do Joá, foram vítimas dessa maldade. Um faleceu e o outro segue internado.

Para Luzinete Dias, professora de 55 anos, moradora do bairro de Paciência e tutora da cadela Hanna de dez anos, esses envenenamentos são crimes bárbaros: “É assustador o que está acontecendo. Fiquei muito triste. A gente sai com os nossos cães para passear, desestressar e relaxar, vem uma pessoa com maldade e joga veneno nos matinhos… Estou indignada. Não consigo imaginar caso fosse com minha Hanna. Quando ela fica doente, lá em casa fica um desespero. Não gosto nem de imaginar o sofrimento desses cães e dos donos”.

O veterinário e diretor responsável técnico do DESAM unidade Centro de Zoonoses Paulo Dacorso Filho, Paulo Daniel Leal, diz que é importante que os donos protejam seus pets. “Os envenenamentos normalmente são feitos com produtos ilegais. O mais comum é o chamado “chumbinho” derivado de agrotóxicos, que acrescido de outras drogas deixa difícil o tratamento. Esse tipo de envenenamento precisa de atendimento imediato e de internação. Evite passear com o pet solto. Traga-o sempre pela guia e com atenção com o que ele come ou lambe na rua”. Alertou o diretor.

É preciso ter atenção para os principais sintomas de envenenamento: baba excessiva; perda de equilíbrio; dificuldade motora; e tremores (espasmos) musculares.

“Em caso de suspeita de envenenamento, procure atendimento médico urgente. Provavelmente, o primeiro passo será uma lavagem gástrica. No Centro de Zoonoses estamos preparados para esse primeiro atendimento e para encaminhá-los para um serviço de internação”. Completou, Paulo Daniel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima