Hospital Municipal Veterinário Jorge Vaitsman comemora um ano de reforma
O DESAM – DESENVOLVIMENTO DE ASSISTÊNCIA MÚLTIPLA, podendo ser chamado simplesmente de DESAM é sucessor do CENTRO DE REABILITAÇÃO E INTEGRAÇÃO SOCIAL – CRISEC, fundado em 23 de Maio de 1998, com sede e foro na cidade de Vassouras, Estado do Rio de Janeiro.
- adm@desam.com.br
- (24) 2263-2473
- Seg a Sex 9:00 às 17:00
- CNPJ: 02.711.774/0001-56
Hospital Municipal Veterinário Jorge Vaitsman comemora um ano de reforma

Há um ano, a Prefeitura do Rio entregava totalmente reformado o Hospital Municipal Veterinário Jorge Vaitsman — carinhosamente conhecido como Hospital da Mangueira.
Nesta quinta-feira (18/07), a unidade, que integra a Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais (SPDA), celebrou um ano de estrutura e instalações completamente renovadas. A comemoração contou com a presença de tutores de cães e gatos, funcionários da unidade e visitantes.
Para marcar a data, foram oferecidos um café da manhã especial, exposição de produtos e serviços para pets, sorteios e a oportunidade de adoção de cães e gatos.
O secretário da SPDA, Luiz Carlos Ramos Filho, esteve presente e fez questão de parabenizar cada funcionário, além de receber os usuários da unidade com atenção, ouvindo sugestões e esclarecendo dúvidas.
“Estamos aqui no Hospital Veterinário Jorge Vaitsman comemorando um ano da reforma desse equipamento tão importante, que já é uma referência em medicina veterinária no Estado do Rio de Janeiro.
Sabemos que ainda há muito a fazer, mas hoje também é um dia de comemoração, porque este é um serviço essencial para os animais e para a população que tanto precisa desse atendimento especializado.
Quero deixar o nosso agradecimento ao prefeito pela confiança. Vamos seguir melhorando cada vez mais os serviços médicos veterinários ofertados, e já estamos na expectativa da inauguração de mais uma unidade em Irajá. Será mais uma vitória para os nossos animais, que merecem cuidado com empatia, amor e carinho”, declarou o secretário Luiz Ramos.
Segundo o médico veterinário e coordenador técnico da unidade, Marco Antônio Andrade, sob a gestão da DESAM (Desenvolvimento de Assistência Múltipla), o hospital já alcançou resultados expressivos:
Mais de 46 mil consultas clínicas realizadas;
Cerca de 11 mil cirurgias, entre procedimentos de tecidos moles, cirurgias gerais, ortopédicas e castrações;
As castrações representam cerca de 6.800 dessas cirurgias;
Mais de 7 mil consultas especializadas, nas áreas de Dermatologia, Oftalmologia, Cardiologia e Ortopedia;
10 mil exames de imagem realizados, incluindo radiografias e ultrassonografias;
Serviço de cemitério pet e cremação, disponível às segundas, terças e quintas-feiras.
Além disso, o coordenador destacou um importante avanço na identificação de animais:
“Em um ano e seis meses, realizamos a microchipagem de 24.550 animais. Hoje, a maioria dos cães e gatos que vem para consulta já está microchipada, o que é uma grande vitória.
A unidade funciona todos os dias, de segunda a segunda, das 8h às 22h”, informou Marco Antônio.








